A Pele que Habito BELEZA&SAÚDE DESTAQUE

SKIN CHECK LIST Outono-Inverno Sobre a Pele

Ao chegar a estação mais fresquinha do ano, vale ressaltar que, justamente agora, alguns procedimentos são muito procurados pelas minhas pacientes.

Após festas e férias, passeios ao ar livre, esportes náuticos e muito sol… chegou o momento de retomar com mais disciplina os cuidados com nossa pele.

Sintetizei  uma  resenha sobre o que  faço muito nesta época. #FicaADica

MICROAGULHAMENTO

Esta técnica, também conhecida como indução percutânea de colágeno (IPCA), induz um processo inflamatório capaz de estimular fibroblastos na produção local de colágeno. Isto com o auxílio de agulhas muito finas, promovendo microperfurações.

Pode-se ainda utilizar ativos clareadores e antioxidantes na mesma sessão, o que chamamos de Drug Delivery.

Usado para atenuar melasma, cicatrizes cirúrgicas ou de acne, rugas finas, estrias e melhorar textura da pele.

PEELINGS QUÍMICOS

Existem diversos tipos e profundidades de peelings. Aqui aplica-se uma determinada substância química, geralmente um agente com efeito esfoliante, com o objetivo de melhorar a textura, redução de manchas e rugas. Para realizar um peeling químico, a pele deve ser primeiramente preparada, permitindo resultados melhores e mais seguros.

Existem basicamente 3 classificações: superficial, médio e profundo.

Lembrando que, quanto maior a profundidade do peeling, maiores são os riscos de ocorrerem complicações.

BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO

Os bioestimuladores são produtos que, quando injetados na pele, causam aumento na produção de colágeno na área tratada. Consequentemente, aumento da espessura cutânea, melhora da firmeza e redução da flacidez. Podem ser injetados na face e no corpo.

-Acido poli-L-lático (nome comercial Sculptra). Recomenda-se 2 ou 3 sessões, e o produto é absorvido com o tempo  (até 2 anos). Utilizado na face e corpo.

-Hidroxiapatita de cálcio (nome comercial Radiesse). Quando injetado na pele produz volume e ao mesmo tempo induz o organismo a produzir colágeno. A hidroxiapatita de cálcio é um produto sintético biocompatível e biodegradável(até 2 anos ). Utilizo  muito desta técnica para rejuvenescimento das mãos.

-Microesferas  de  policaprolactona (nome comercial Elansé). No Congresso IMCAS realizado em janeiro deste ano, em Paris ,  foi lançado um novo preenchedor biocompativel e biodegradável , que promete também estimular  o colágeno cutâneo. Possui longa duração (até 4 anos ).

LASER FRACIONADO NÃO ABLATIVO

Ótima indicação para tratamento de estrias, rejuvenescimento facial e cicatriz de acne.

Utilizo no consultório Laser fracionado  não ablativo  (Erbium Glass) que induz  a coagulação seletiva e suave dos tecidos, mas preserva a camada mais superficial, deixando-a quase intacta.

Está técnica emite  feixes de luz fracionados (como se fosse um chuveirinho),  atuando somente na derme.

A recuperação é mais rápida ( 3-5 dias  ) e o número de sessões varia de acordo com o diagnóstico e fototipo do paciente.

Os intervalos entre as sessões são entre 4-6 semanas.

LASER FRACIONADO ABLATIVO

Esta técnica forma ilhas de pele saudável ao redor dos feixes de coagulação. Aqui ocorre remoção da camada superior da pele-epiderme- com precisão .

Observa-se melhora da textura e flacidez, redução das manchas do sol  e  rugas (principalmente aquelas ao redor dos olhos e da boca ). Há formação de colágeno novo  e reorganização da derme.

O fracionamento dos raios permite uma maior segurança e menor tempo de recuperação.  Ótima indicação também para cicatrizes cirúrgicas ou de acne  e estrias brancas.

Recuperação 7- 10 dias.

FIOS DE SUSTENTAÇÃO

Utilizo no meu consultório os fios  absorvíveis  de ácido polilático, biologicamente compatível (nome comercial Fios Silhouette ). O implante dos fios de sustentação é feito com anestesia local. Cada  fio é colocado através de microcânula e os  pontos de entrada e saída da cânula fecham-se em 24 h.

Em média são colocados 4-8 fios, dependendo do grau de flacidez da face e da necessidade de melhora do contorno facial. A própria presença do fio  induz  a formação de colágeno no seu trajeto.

A durabilidade aproxima-se de 18 meses.

ULTRASSOM MICROFOCADO

Utilizo esta tecnologia  que aquece as camadas mais profundas da pele( até 4,5mm) criando pontos profundos de coagulação no sistema superficial do músculo aponeurótico (SMAS). E cada disparo cria pontos de retração que auxiliam no tratamento da flacidez leve ou moderada de face e pescoço, além  de melhorar o contorno facial. Os resultados são perceptíveis  ao longo de 2-3 meses. Indicado para homens e mulheres.

LUZ INTENSA PULSADA (LIP)

Utilizo no consultório há dez anos , e amo seus resultados. Esta técnica  produz calor na pele e atinge diferentes alvos:

-A melanina : utilizo muito a luz pulsada para tratamento de manchas do sol e sardas.

– Os vasos sanguíneos: resultados interessantes para tratar os microvasos da face e colo. Pacientes com o diagnóstico de Rosácea apresentam ótimos resultados.

-O colágeno: melhora da qualidade da pele e textura.

SKINBOOSTER

Trata-se de uma hidratação profunda com ácido hialurônico injetável que segura e mantém a água nas camadas profundas da pele por períodos prolongados.

Melhora do viço e textura da face, pescoço e colo.

Faço o protocolo de 3 sessões com intervalo de um mês.

TOXINA BOTULÍNICA

Utilizada  para suavizar as linhas de expressão, excesso de suor(hiperidrose axilar-palmar-plantar) , dor de cabeça, bruxismo e sorriso gengival.

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

Na minha prática em 21 anos de formada (minha formatura foi em 1996 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro) , o melhor e mais seguro produto para preenchimento facial é o ácido hialurônico, uma substância produzida pelo nosso organismo.

O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de reter água para o local aplicado, proporciona hidratação e volume.

Melhora as rugas e sulcos , contorno facial e os lábios.  Também pode ser utilizado para atenuação de olheiras.

Conjugar tantos recursos existentes hoje para retardar e atenuar a passagem do tempo sobre a pele em um tratamento individualizado: por isso a incessante  busca de aprendizado e aprimoramento. Uma criteriosa orientação médica é fundamental.

Que Outono renove pele e mente!

Até breve,

Beijos, Dra. Jaque.

Você Pode Gostar

Não há comentários

Deixe uma mensagem